profissionais

Garis recebem homenagem pelo serviço prestado durante a pandemia

18.398

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Profissionais ouviram palavras de agradecimento

Uma classe trabalhadora considerada essencial para a manutenção da sociedade, principalmente durante a pandemia do coronavírus, recebeu uma homenagem simbólica na manhã de quinta-feira. Quatro garis foram recebidos por voluntários do Sesc, na sede da entidade, ouviram palavras de agradecimento e receberam um café da manhã. Apenas quatro foram recebidos pessoalmente para evitar aglomerações. Agora, a ideia é estender a homenagem a todos os profissionais da área em Santa Maria por meio de vídeos.


- O objetivo é homenagear os profissionais que estão hoje prestando serviços essenciais aqui no nosso município, e pensamos em iniciar com os garis. São os últimos a serem lembrados na tarefa de deixar nossa cidade limpa e bonita, principalmente nesse momento de distanciamento - conta Elisângela Rodrigues, assistente social do Sesc e uma das organizadoras da homenagem.

VÍDEO: Santa Maria bate recorde de frio em 2020 pelo segundo dia seguido

Também participaram da ação representantes da empresa que faz o serviço de recolhimento de lixo, moradores das proximidades do Parque Itaimbé e o prefeito Jorge Pozzobom, além de outros representantes da prefeitura.

Os quatro garis homenageados costumeiramente fazem a limpeza da Avenida Itaimbé, onde fica a sede do Sesc. Ao passar com o caminhão pelo local, por volta de 10h, eles foram abordados pelos voluntários e convidados a participar da ação, no pátio da entidade. Surpresos, eles foram recebidos com aplausos pelos cerca de 15 presentes. No local, uma mesa com café e lanches estava preparada.

- Se uma cidade não se mantém limpa, não adianta ter médicos e hospitais bons. O trabalho dos garis, quando bem feito, garante a base de uma boa saúde para a cidade - disse a moradora Ceura Fernandes, que participou da ação.

Infectologistas aconselham evitar visitas às mães neste domingo

No dia 16 de maio, Dia do Gari, os voluntários participarão de uma homenagem na sede da empresa dos coletores de lixo. Lá, a ideia é exibir um vídeo com imagens desta quinta-feira, além de depoimentos de familiares e moradores da cidade e da entrega de um kit feijoada a cada profissional.

A homenagem foi realizada por participantes do Programa Sesc de Voluntariado de Santa Maria, que realiza o movimento #EstamosComVocê. A ideia é realizar ações semelhantes com outras áreas essenciais e profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus, como profissionais de saúde e funcionários de supermercados.

A PROFISSÃO

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Garis receberam um café da manhã

O motorista Gilson Brum, de 36 anos, foi um dos homenageados da manhã, junto com os garis Róbson Oliveira, Rafael Batista e Élvis Viana. Todos os dias, o motorista acorda às 4h15min. A saída da empresa, junto dos colegas, para o recolhimento do lixo, é às 6h.

- Faz 15 anos que trabalho na coleta. Já fui coletor, gari, por oito anos. Naquele tempo eu corria e fiz carteira de habilitação e ganhei a oportunidade de ser o motorista - conta.

São duas cargas por dia. Os quatro conseguem encher o caminhão em cerca de 3h. Após o descarregamento e um intervalo de uma hora, eles retomam o trabalho, sempre em roteiros pré-estabelecidos. Gilson não se importa com o clima adverso, como o frio que bateu recorde nesta sexta-feira.

- A gente acorda com alegria todos os dias. Quando tem que trazer o pão de cada dia para dentro de casa, a gente não pode pensar no frio, ainda mais durante essa pandemia que está abalando o país todo - explica.

Suspensão de atividades da UFSM é prorrogada por mais 30 dias

Após a surpresa inicial, o profissional demonstrou gratidão pela homenagem.

- A gente nunca recebeu uma homenagem como fizeram para nós hoje. De olhar para nosso lado e ver que a coleta de lixo é essencial. Para muito gente parece que não é - relata.

Gilson também aproveitou para mandar um recado para a população. É comum que catadores se machuquem com cacos de vidro na hora do recolhimento. Por isso, o profissional pede para que o vidro seja colocado em caixas ou em sacolas identificadas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

42 vagas de emprego para Santa Maria Anterior

42 vagas de emprego para Santa Maria

Agências da Caixa abrem neste sábado para pagamento do auxilio emergencial Próximo

Agências da Caixa abrem neste sábado para pagamento do auxilio emergencial

Geral